BANDAIRANTES
Denominam-se bandeirantes os sertanistas que, a partir do século XVI, penetraram nos sertõesbrasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata, abundante na América espanhola,indígenas para escravização ou extermínio de quilombos.
A maioria dos Bandeirantes eram compóstos por índios (escravos e aliados), caboclos (mestiços de índio com branco) e alguns brancos que eram os capitães. Os caboclos eram os principais elementos do grupo, pois eram a ligação direta entre o branco-colonizador e o nativo que conhecia as terras. Além do português os Bandeirantes também falavam o idioma indígena tupi-guarani e com ele deram nomes á vários lugares por onde passaram.
A expressão Entradas e bandeiras é utilizada para designar, genericamente, os diversos tipos de expedições empreendidas à época do Brasil Colônia, com fins tão diversos como os de simples exploração do território, busca de riquezas minerais, captura ou extermínio de escravos indígenas ou mesmo africanos.
Ainda de maneira geral, considera-se que:
as chamadas Entradas tinham a finalidade de expandir o território, eram financiadas pelos cofres públicos e com o apoio do governo colonial em nome da Coroa de Portugal, ou seja, eram expedições organizadas pelo governo de Portugal.
as Bandeiras eram iniciativas de particulares, associados ou não, que com recursos próprios buscavam obtenção de lucros.Ou seja eram expedições organizadas por bandeirantes.